terça-feira, 25 de novembro de 2014

DICA: Utilizando várias áreas de assunto numa mesma consulta sem utilizar o UNION

Bem pessoal, hoje irei mostrar um dica bem simples, porém bem útil quando temos mais de uma área de assunto e dimensões comuns entre elas. Para utilizar este recurso basta as dimensões e fatos estarem na mesma área de negócio do administrator, assim como a imagem abaixo destaca:



Note que temos apenas uma área de negócio e várias áreas de assunto na camada de apresentação. Com esta configuração podemos utilizar duas áreas de assunto numa mesma consulta. Ok, vamos ao answer!!!

1 - Acesse o BI e crie uma nova Analise:



2 - Selecione uma área de assunto:



3 - Clique no botão de adicionar a área de assunto:



4 - Selecione as áreas de assunto desejadas:



Pronto áreas de assuntos adicionadas, agora você já pode usar as diversas áreas de assunto que deseje!

ATENÇÃO: PARA UM MELHOR DESEMPENHO UTILIZE NESSAS CONSULTAS APENAS AS DIMENSÕES COMUNS ENTRE AS ÁREAS DE ASSUNTO EVITANDO DOR DE CABEÇA OU ERROS. CASO DESEJE UTILIZAR DIMENSÕES QUE NÃO SÃO COMUNS A TODAS ÁREAS DE ASSUNTO, VOCÊ PODE TER UMA DOR DE CABEÇA COM MÉTRICAS QUE NÃO SE LIGAM A ESSAS DIMENSÕES, POR TANTO USE COM MODERAÇÃO ESSAS DIMENSÕES QUE NÃO SÃO COMUNS ENTRE AS ÁREAS DE ASSUNTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário